top of page

Consulta com Guias Espirituais 

 

    Todas as semanas desde a sua fundação o Centro Espírita Estrela Guia realiza sessões de consulta abertas ao público em geral, nas quais entidades de todas as falanges da Umbanda manifestam-se nos médiuns de terreiro para ouvirem a aconselharem com sabedoria todos aqueles que para lá se dirigem em busca de orientação espiritual. Esses atendimentos são totalmente gratuitos como parte da caridade prestada pelas entidades que ali se encontram, sendo que se solicita para aqueles que possam, se assim igualmente desejarem, levar alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e materiais de higiene pessoal que são doados a instituições carentes conforme sempre anunciado nos quadros de avisos do centro.

     São duas sessões mensais de caboclos, uma de pretos-velhos e uma dedicada ao trabalho de guias da falange de exu. Essas sessões ocorrem ininterruptamente durante todos os meses do ano à exceção única do período entre a segunda semana de dezembro e o dia 20 de janeiro, no qual o centro permanece em recesso de suas atividades. Sua reabertura acontece, desta forma, na Festa de Oxosse, realizada no Dia de São Sebastião, data na qual o terreiro é todo ornamentado com folhas e frutas em homenagem ao orixá das matas e patrono de toda a Umbanda.

     É importante também destacar que no caso das consultas, a direção da casa zela para que estas estejam sempre em alinhamento com a Doutrina de Juriatã, que põe em posição de destaque a Consciência, as Dez Sagradas Virtudes, o poder da oração, a devoção à Divina presença e o esforço incansável em direção à evolução e aprimoramento e permanente do espírito.

Búzios 

 

     Neste caso trata-se de uma arte oracular relacionada em especial a tradição ritual do candomblé. Esta modalidade de atendimento é feita normalmente aos sábados e sempre com horários marcados, a fim de poder organizar os atendimentos e dar a cada pessoa a atenção necessária para orientá-la espiritual e emocionalmente. As marcações são sempre feitas na secretaria do Centro que fica aberta ao público durante todos os horários de funcionamento da casa, em especial nos dia destinados a sessões de Umbanda.

     Cumpre ainda destacar que o jogo de búzios é o meio mais adequado de consulta no caso da necessidade de orientações em relação a obrigações e iniciação no culto do candomblé, bem como para esclarecer sobre os voduns, orixás e entidades que governam, protegem e, por vezes, se manifestam através das pessoas. Também através deste esclarecimento amplo sobre a espiritualidade relacionada a cada um é possível muitas vezes passar a compreender aspectos relacionados a conflitos emocionais, bloqueios psicológicos, problemas reincidentes na vida e a própria história de indivíduo.

       Durante o jogo cada consulente é atendido com todo carinho e atenção para se beneficiar não apenas das informações ali reveladas, mas também pelo recebimento de uma forte energia de acolhimento e proteção, que por si só já renova suas forças para seguir confiante enfrentado os desafios do seu dia-a-dia.

Cartas

     As consultas pelo manuseio do baralho cigano compreendem outro meio de orientação espiritual oferecido como parte do atendimento realizado no Centro Espírita Estrela Guia. São atendimentos que podem ocorrer tanto em sessões especialmente feitas para manifestação de entidades ciganas, realizadas de tempos em tempos, sem datas pré-fixadas e de acordo com a orientação dos mentores da casa, ou aos sábados, neste caso também apenas com agendamento prévio e hora marcada na secretaria.

    Os jogos de cartas são ideais para elucidar e orientar em relação a circunstâncias mais objetivamente ligadas ao cotidiano no que diz respeito ao trabalho, amizades, carreira, escolhas e relacionamentos. Dele são extraídos via de regra conselhos bem diretos e focados em cada situação especialmente ali tratada.

Tratamentos

  São várias as modalidades de assistência espiritual prestada no CEEG aos seus frequentadores.

      No caso da Umbanda, além das consultas individuais, realizam-se também tratamentos de cura, passes e descargas, igualmente no decurso das sessões públicas semanais. Neste sentido cabe deixar claro que o monitoramento constante de seus dirigentes, aliado a um trabalho de educação contínua do corpo mediúnico, garantem uma metodologia de trabalho completamente coerente e alinhada com os mais elevados propósitos espirituais.

      Mais uma vez é importante esclarecer que os tratamentos aos quais fazemos aqui menção, realizados com a participação de guias e mentores espirituais, são próprios da ritualística da Umbanda, que no CEEG envolve práticas profundamente desenvolvidas no âmbito da mais autêntica magia ritual.

Trabalhos

    Conforme a necessidade de cada caso e orientação dada tanto pelas entidades como pelas artes oraculares, são disponibilizados aos fiéis infinitos recursos tanto relacionados à Umbanda como ao Candomblé.

    No primeiro caso tratam-se de diversos procedimentos rituais e magias, muitas vezes com certo cunho iniciático, capazes de mobilizar energias e manifestações do mundo invisível com reflexo direto na realidade do cotidiano. Tais procedimentos voltam-se em um nível mais imediato normalmente para ajudar na solução de problemas evidentes na vida das pessoas. Todavia, como não existe nada que aconteça no âmbito material que seja desvinculado da realidade espiritual e vice-versa, esses encantamentos na verdade geram experiências emocionais profundas, que adentram o universo da psicologia e alcançam a espiritualidade, resgatando recursos interiores cuja mobilização faz com que todas as transformações e resultados obtidos toquem não apenas os problemas em si, mas a sua origem e significado, funcionando como verdadeiros tratamentos para o corpo e o espírito.

    Já no caso do candomblé usam-se fazer oferendas, ebós e ritos de passagem, de acordo com aquilo que se vê revelado como necessário principalmente através do jogo de búzios. São questões bem específicas que em geral fazem parte do contexto da vida de pessoas que já se mostram com algum tipo de relação, ligação ancestral ou mesmo simpatia por essa tradição milenar. Esses ritos são parte de mistérios da religião e independentemente do quanto pareçam uniformes e similares no que se refere a diversas casa-de-santo mostram-se invariavelmente singulares em relação a sua interpretação e execução. Assim, vivencia-los profundamente é por si só parte daquilo que estará sendo importante para alcançar neles os resultados e os objetivos que se pretende.

  Sacramentos

 

   Não se pode deixar de mencionar que tal como se deve esperar de um templo religioso o Centro Espírita Estrela Guia participa igualmente da vida de seus frequentadores, como por exemplo pela realização de batizados e casamentos dentro do ritual da Umbanda.

     Temos acompanhado a história de famílias inteiras que frequentam o centro em muitos casos desde a sua fundação e aqui testemunhamos união de pessoas, nascimentos e, em momentos de saudade, também despedidas de pessoas queridas.

      Dizer isso é relevante porque nos vemos de fato integrados em uma religião que permeia todos os instantes da nossa vida e, sendo assim, marcos temporais levados a condição do sagrado dão na verdade sentido a nossa relação com o mundo espiritual e com D`us acima de todas as coisas.

bottom of page